Historia de Anchieta

Anchieta

Anchieta é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Localiza-se a uma latitude 20º48'21" sul e a uma longitude 40º38'44" oeste, estando a uma altitude de dois metros. Sua população estimada em 2004 era de 21.352 habitantes.
A cidade de Anchieta tem sua origem ligada à aldeia de Iriritiba, também chamada Reritiba, que em Tupi teria significado "semelhante a muitos coqueiros e conchas". A aldeia foi fundada pelo Pe. José de Anchieta em 1561 mas transferiu-se definitivamente para Reritiba em 1587 e faleceu em 9 de junho de 1597. Nesse período produziu grande parte de sua obra literária e dramática, o que faz de Anchieta um dos berços dessas artes no Brasil.
Com a expulsão da Companhia de Jesus das terras portuguesas em 1759, a aldeia de Reritiba recebeu o foro de vila com o nome de Vila Nova de Benevente. Logo após a partida dos jesuítas a vila passou por um grande período de decadência devido a um processo de desocupação da região por grande maioria dos nativos.
A vila tomou novamente impulso em sua economia a partir da chegada, pelo porto de Benevente, de milhares de colonos italianos entre os anos de 1874 e 1895. Do termo de Benevente surgiram Alfredo Chaves, Piúma e Iconha.

Nenhum comentário: